Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fruta

frutafruta | n. f. | adj. 2 g. n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fru·ta fru·ta


(latim fructa, plural neutro, com valor colectivo, de fructus, -us)
nome feminino

1. Conjunto de frutos comestíveis.Ver imagem

2. Fruto comestível.

3. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Aguardente de cana. = CACHAÇA

adjectivo de dois géneros e nome masculino
adjetivo de dois géneros e nome masculino

4. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Diz-se de ou homossexual masculino (ex.: você sabia que ele era tão fruta? O cara é um fruta).

Confrontar: frota.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "fruta" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Porto Cockburns LBV 2015 Mais um bom LBV, com fruta composta, e corpo com boa densidade..

Em Que tal o vinho ?

passadas, quem praticamente se recuse a comer comida “requentada” ou que simplesmente deite fora fruta e legumes porque começam a ficar engelhados, tocados ou com aspeto menos fresco..

Em As minhas Receitas

...a inclusão de novas regiões, há a possibilidade de ampliação da produção nacional da fruta Por: AGROLINK - Eliza Maliszewski O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou...

Em Caderno B

...dilatado Num conceito virtual Ó Natureza bruta Tão delicada que és Que dás deliciosa fruta Pedregulhos com altivez

Em A Outra Margem

" Arquivo da Fruta , in Facebook

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




As palavras "Ajuntar" e "Juntar" podem ambas ser usadas no mesmo sentido para "recolher algo do chão"?
Nenhum dicionário regista exaustivamente o léxico de uma língua. O sentido de "recolher algo do chão" para os verbos juntar e ajuntar (que podem ser considerados variantes) não se encontra em geral dicionarizado, à excepção do Dicionário Priberam e do Dicionário Houaiss. Parece-nos tratar-se de um regionalismo, nomeadamente presente no dialecto madeirense (uma vez que pelo menos na Madeira é usado nessa acepção), entre outros possíveis.
No Dicionário Houaiss, o verbo juntar aparece com o significado "recolher, apanhar (coisas)", e com o exemplo "na feira, as crianças juntavam as frutas tombadas das barracas". O facto de aparecer também registado num dicionário brasileiro como o Dicionário Houaiss (que também tem uma edição portuguesa, onde esta acepção não sofreu alteração), pode indiciar que esta acepção terá também curso no Brasil, ainda que seja este o único dicionário brasileiro que a registe.

pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fruta [consultado em 19-10-2021]