PT
BR
Pesquisar
Definições



trufa

A forma trufapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de trufartrufar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de trufartrufar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trufatrufa
( tru·fa

tru·fa

)


nome feminino

1. [Biologia] [Biologia] Fungo subterrâneo do género Tuber, sem rama nem radículas que se emprega como condimento e para rechear. = TÚBERA

2. [Regionalismo] [Regionalismo] Roda de tecido torcido que se põe na cabeça para apoio de fardos ou outras cargas. = RODILHA, RODOIÇA, RODOUÇA

etimologiaOrigem etimológica: francês truffe, do latim tardio tufera, de tufer, -eris, do latim tuber, -eris, inchaço, tumor.
iconeConfrontar: trofa.
trufartrufar
( tru·far

tru·far

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Rechear ou guarnecer com trufas.


verbo intransitivo

2. [Antigo] [Antigo] Escarnecer.

trufatrufa

Auxiliares de tradução

Traduzir "trufa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Os vocábulos disfrutar e desfrutar existem? Qual a diferença?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a forma correcta é desfrutar e não disfrutar.



Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).