Significado de finarem-se-vos

    A forma finarem-se-vospode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de finarfinar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de finarfinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    finarfinar
    ( fi·nar

    fi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Acabar; findar; finar-se.

    2. [Brasil] [Brasil] Desmaiar; perder os sentidos.

    verbo pronominal

    3. Morrer.

    4. [Por extensão] [Por extensão] Definhar-se, consumir-se.


    finar-se de

    •Padecer de; morrer de.

    finar-se por

    •Desejar ardentemente.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "finarem-se-vos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    coado | adj.

    Fundido....


    lepto- | elem. de comp.

    Exprime a noção de delgado, fino, miúdo (ex.: leptodonte)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "finarem-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Escrevo-lhes da Galiza, depois de ter procurado o significado da palavra "galego" no dicionário Priberam. Encontrei uma definição que considero desrespeitosa, e ainda mais na actualidade. Tenham em conta que como cidadãos da Galiza (espanhola ou portuguesa) e utentes da língua comum galego-portuguesa consideramos de muito mau gosto que persistam nos seus dicionários definições de 150 anos atrás que nada têm a ver com que significa ser Galego ou Galega na actualidade.
      Agradecia muito que mudassem o conteúdo dessa definição mais ofensivo para os cidadãos galegos.