Significado de expectem-vo-la

    A forma expectem-vo-lapode ser [terceira pessoa plural do imperativo de expectarexpetarexpectar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de expectarexpetarexpectar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    expectarexpectar ou expetarexpectar
    |eispèct| ou |espèct| |eispèct| ou |espèct| ou |eispèt| ou |espèt| |eispèct| ou |espèct|
    ( ex·pec·tar ex·pec·tar ou ex·pe·tar

    ex·pec·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Estar na expectativa.

    Secção de palavras relacionadas

    sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: expetar.
    sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: expectar.
    grafiaGrafia no Brasil:expectar.
    grafiaGrafia em Portugal:expetar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "expectem-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    expetar | v. intr.

    Estar na expectativa....


    expetado | adj.

    Que está na expectativa....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "expectem-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Como se escreve: achegã ou achigã? Venho colocar esta questão que surgiu durante um trabalho que estou a efectuar sobre peixes. Quando escrevo achegã a palavra é considerada como erro e uma das sugestões para a correcção é achigã. Fui confirmar no vosso dicionário on-line e de facto este considera achigã como a palavra que caracteriza a peixe a que me refiro. No entanto, nos livros científicos que consultei o nome desta espécie surge com e e não com i.