Significado de exauria-se-mos

    A forma exauria-se-mospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de exaurirexaurir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de exaurirexaurir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    exaurirexaurir
    |z| |z|
    ( e·xau·rir

    e·xau·rir

    )
    Conjugação:defectiva.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Gastar ou gastar-se até não haver mais. = ACABAR, CONSUMIR, ESGOTAR ≠ CONSERVAR, POUPAR

    2. Deixar ou ficar vazio. = ESVAZIAR ≠ ENCHER

    3. Tornar(-se) seco. = SECAR

    4. Deixar ou ficar física ou psiquicamente muito cansado. = CANSAR, DEBILITAR, DEPAUPERAR, ESFALFAR, ESTAFAR, EXTENUAR, FATIGAR ≠ DESCANSAR, REPOUSAR

    = SinónimoSinônimo geral: EXAUSTAR

    etimologiaOrigem:latim exhaurio, -ire, esvaziar, esgotar, sofrer, terminar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "exauria-se-mos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    inexausto | adj.

    Que não está exaurido....


    exauriente | adj. 2 g.

    Que exaure ou causa exaurimento....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "exauria-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Estive pesquisando o verbo precaver e ocorreu o seguinte: a) de acordo com a consulta feita, o referido verbo é conjugado em todos os tempos; b) a consulta feita a outras fontes de pesquisa informa que o verbo é defectivo. Gostaria que vocês me orientassem a razão dessa divergência na conjugação.