Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

exactidão

exactidãoexatidãoexatidão | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·xac·ti·dão |zât|e·xa·ti·dão |zât|e·xa·ti·dão |zât|


(exacto + -idão)
nome feminino

1. Qualidade do que é exacto.

2. Fidelidade ou veracidade do que é narrado. = CORRECÇÃO, JUSTEZA, PRECISÃO

3. Disciplina ou cuidado escrupuloso. = CORRECÇÃO, ESMERO, PERFEIÇÃO

4. Resultado do que é feito com tal cuidado.

5. Certeza, precisão ou pontualidade.

6. [Física]   [Física]  Grau de aproximação entre o valor de uma medição e o valor verdadeiro da grandeza medida.

7. [Física]   [Física]  Capacidade de um instrumento de medição para se aproximar do valor da grandeza medida.


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: exatidão.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: exactidão.


• Grafia no Brasil: exatidão.

• Grafia em Portugal: exactidão.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "exactidão" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

centenas ou milhares de vidas (pouco importa para o caso a exactidão do números), para que o país o conhecesse..

Em Abencerragem

Aqui descrevia-se, com demasiada exactidão , a guerra que estava a chegar, com cidades a serem destruídas por bombardeamentos...

Em Geopedrados

Muda como a exactidão como a firmeza

Em O Cheiro da Ilha

Impressionados, os turistas perguntam: - E como sabe a exactidão da idade??

Em Fonte do Lavra

...outra vestida - isto foi o que vi muito de relance, não garanto a exactidão da contabilidade mas garanto a daquilo que vimos, o meu

Em Don Vivo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Devo usar o termo implementador, ou aconselham algum outro?
O vocábulo implementador parece ser de formação recente (a partir de implementar + sufixo -dor) e não se encontra averbado pelos principais dicionários de língua. Ainda assim, implementador obedece às regras de boa formação morfológica, tal como outros casos formados a partir do sufixo -dor (exprimindo a noção de "agente") e que já se encontram atestados lexicograficamente: alimentador, desfragmentador, instrumentador, etc.

Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que o termo implementador vem sendo usado, sobretudo na área da informática, como adjectivo (ex.: entidade implementadora, parceiros implementadores) e como substantivo, designando a pessoa ou a entidade que implementa (ex.: implementadores de páginas HTML, a empresa surgiu no mercado das tecnologias de informação como implementadora).




Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?
A palavra pixel é um estrangeirismo proveniente do inglês que já faz parte do léxico do português, encontrando-se registada em dicionários de língua portuguesa, e cujo plural deve respeitar a flexão da sua língua de origem (pixels).

Como acontece com muitos estrangeirismos, a par da forma da língua inglesa surge igualmente uma forma aportuguesada, píxel, com uma adaptação ortográfica para adequar a acentuação gráfica (uma palavra portuguesa acabada em -l, se não tiver acento gráfico, será acentuada na última sílaba – ex.: papel, pincel – e não na penúltima, como em xel). Se se optar pelo aportuguesamento píxel, a flexão plural regular deverá ser píxeis (à semelhança de outras palavras com o mesmo contexto ortográfico, como nível ou amável). A forma *pixeis (sem acento gráfico) não corresponde ao plural de nenhuma das formas referidas (nem do estrangeirismo original, nem da forma aportuguesada), pelo que não deverá ser usada.

Como forma alternativa a pixel ou píxel, poderá ser usada ainda a palavra ponto, que vem sendo usada com o significado de pixel ou píxel, isto é, "unidade mínima de uma imagem digital".

pub

Palavra do dia

a·bro·que·lar a·bro·que·lar

- ConjugarConjugar

(a- + broquel + -ar)
verbo transitivo

1. Dar a forma de broquel a.

verbo transitivo e pronominal

2. Cobrir ou defender-se com broquel ou escudo (ex.: tentaram abroquelar o rei dos tiros do regicida; os soldados abroquelavam-se nas couraças).

3. [Figurado]   [Figurado]  Dar ou procurar resguardo ou protecção (ex.: não podemos abroquelar os fortes e desproteger os fracos; abroquelava-se do ruído e da confusão). = AMPARAR, DEFENDER, PRECAVER, PROTEGER, RESGUARDAR


SinónimoSinônimo Geral: BROQUELAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/exactid%C3%A3o [consultado em 26-10-2021]