PT
BR
Pesquisar
Definições



euro-africano

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
euro-africanoeuro-africano
( eu·ro·-a·fri·ca·no

eu·ro·-a·fri·ca·no

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo, simultaneamente, à Europa e a África (ex.: cimeira euro-africana; espaço euro-africano).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem tem origem ou ascendência europeia e africana.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AFRO-EUROPEU

vistoFeminino: euro-africana. Plural: euro-africanos.
etimologiaOrigem etimológica:euro- + africano.
iconFeminino: euro-africana. Plural: euro-africanos.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).