Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

estreite

1ª pess. sing. pres. conj. de estreitarestreitar
3ª pess. sing. imp. de estreitarestreitar
3ª pess. sing. pres. conj. de estreitarestreitar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·trei·tar es·trei·tar

- ConjugarConjugar

(estreito + -ar)
verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar estreito ou mais estreito; apertar.

2. Tornar ou ficar mais pequeno, mais curto.

verbo transitivo

3. Restringir.

4. Reduzir; diminuir.

5. Unir.

6. Apertar, abraçar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "estreite" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Já percebi que, com a entrada em vigor do acordo ortográfico de 1990, os nomes dos meses e das estações do ano passarão a ser escritos em minúsculas. O que eu não percebi é a razão dessa alteração. Alguém me pode esclarecer? Diga-se de passagem que também nunca percebi porque é que, desde o acordo ortográfico de 1945, os nomes dos dias da semana passaram a ser escritos com minúsculas... Será pela mesma razão?
O uso de maiúsculas está integrado num conjunto de regras ortográficas convencionadas. Neste caso, os nomes de meses e estações do ano passaram a ser considerados nomes comuns com o Acordo Ortográfico de 1990, atendendo ao seu paradigma morfológico e à aproximação ao paradigma dos dias da semana.

Relativamente aos nomes dos dias da semana e da sua grafia com minúscula já segundo o Acordo Ortográfico de 1945, Rebelo Gonçalves (Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, Coimbra: Atlântida Livraria Editora, 1947, p. 301) referia como único argumento que “ao contrário dos demais cronónimos, os nomes dos dias da semana escrevem-se, em obediência à tradição, com minúscula inicial”, o que não é minimamente esclarecedor, mas nos elucida sobre o tipo de lógica subjacente às convenções ortográficas.




A minha dúvida é a seguinte: qual a diferença entre policéfalo e pluricéfalo?
Como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam, a forma policéfalo provém directamente do grego e a forma pluricéfalo resulta da adjunção do prefixo pluri-, que exprime a noção de “muitos”, ao elemento de composição -céfalo, que exprime a noção de “cabeça”. Os dois adjectivos podem ser usados para qualificar algo que tenha muitas cabeças (ex.: besta policéfala; ramos pluricéfalos), no entanto, a forma pluricéfalo é considerada um hibridismo, pois pluri- é de origem latina e -céfalo é de origem grega. Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos mais puristas, daí que formas híbridas como pluricéfalo ou bicéfalo possam ser preteridas em favor das consideradas preferenciais, policéfalo e dicéfalo, que não resultam da junção de elementos latinos e gregos.
pub

Palavra do dia

al·gi·be·be al·gi·be·be


(árabe al-jabbab)
nome masculino

Pessoa ou loja que vende roupa pronta a vestir, nova ou usada, mas geralmente de fraca qualidade. = ALJUBETA, ALJUBETEIRO, JUBETEIRO, ROUPA-VELHEIRO

Feminino: algibeba.Feminino: algibeba.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/estreite [consultado em 01-02-2023]