PT
BR
Pesquisar
Definições



espremêramos

A forma espremêramosé [primeira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de espremerespremer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espremerespremer
|ê| |ê|
( es·pre·mer

es·pre·mer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Extrair (por compressão) o suco ou o líquido de um fruto ou de qualquer substância.

2. Apertar muito.

3. Fazer sair, expelir.

4. Esgotar.

5. Oprimir.

6. [Figurado] [Figurado] Apurar; instar.


verbo pronominal

7. Forcejar por deitar de si; retorcer-se.

8. Fazer esforço para ocupar menos espaço. = APERTAR-SE, COMPRIMIR-SE

9. Falar com afectação.

Auxiliares de tradução

Traduzir "espremêramos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).