PT
BR
Pesquisar
Definições



esbardalhar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esbardalharesbardalhar
( es·bar·da·lhar

es·bar·da·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Contar o que é ou não secreto; praticar inconfidência.

2. Zangar-se, falar em tom mais alto.

3. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Estragar, desmoronar.


verbo transitivo e pronominal

4. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Ir ou bater com violência contra algo (ex.: esbardalhou o carro na curva; esbardalhou-se a alta velocidade). = ESPETAR, ESTAMPAR


verbo pronominal

5. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Dar uma queda (ex.: esbardalhou-se ao comprido na entrada do cinema). = ESPALHAR, ESPETAR

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a abreviatura da palavra tonelada (tonelada métrica)?
A tonelada métrica é uma unidade de medida de massa, que se representa pelo símbolo t, e equivale a mil quilogramas (1 t = 1000 kg).



Em que situações utilizamos a conjunção e seguida da vírgula (e,)?
É importante sublinhar que o uso da vírgula, como o da pontuação em geral, é complexo, pois está intimamente ligado à decomposição sintáctica, lógica e discursiva das frases (por favor consulte a dúvida vírgula antes da conjunção e). Em termos muito gerais, pode dizer-se ainda que a vírgula se destina a ser usada com duas funções distintas: por um lado marca coordenações ou disjunções, isto é, com função idêntica às conjunções e, ou, nem (ex.: nabos, cenouras, batatas idêntico a nabos e cenouras e batatas ou a nabos ou cenouras ou batatas), por outro lado, marca um leque muito variado de estruturas sintácticas.

Especificamente sobre a questão colocada, a vírgula pode surgir depois da conjunção e se houver necessidade de ser utilizada para isolar estruturas sintácticas entre vírgulas, especialmente adjuntos adverbiais deslocados (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, industrialmente, na produção de açúcar.) e orações intercaladas (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, continuou o orador, na produção de açúcar.).