PT
BR
Pesquisar
Definições



envelopem

A forma envelopempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de enveloparenvelopar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de enveloparenvelopar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enveloparenvelopar
( en·ve·lo·par

en·ve·lo·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Colocar em envelope (ex.: envelopa muitas cartas por dia).

2. [Brasil] [Brasil] Cobrir ou revestir algo ou alguém (ex.: envelopou o carro com adesivo publicitário). = ENVOLVER

etimologiaOrigem etimológica:envelope + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "envelopem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).