PT
BR
Pesquisar
Definições



endeusado

A forma endeusadopode ser [masculino singular particípio passado de endeusarendeusar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
endeusadoendeusado
( en·deu·sa·do

en·deu·sa·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se endeusou. = DEIFICADO, DIVINIZADO

2. Que é considerado deus ou semelhante a um deus. = DEIFICADO, DIVINIZADO

3. [Figurado] [Figurado] Soberbo.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de endeusar.
endeusarendeusar
( en·deu·sar

en·deu·sar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Incluir(-se) no número dos deuses; contar(-se) entre os deuses. = DEIFICAR

2. Atribuir(-se) carácter divino. = DEIFICAR, DIVINIZAR

3. [Figurado] [Figurado] Provocar ou sentir extâse. = ARROUBAR, ENLEVAR, EXTASIAR

4. Atribuir(-se) admiração exagerada.


verbo pronominal

5. [Figurado] [Figurado] Encher-se de orgulho insensato. = ASSOBERBAR-SE

etimologiaOrigem etimológica:en- + deus + -ar.


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.