PT
BR
Pesquisar
Definições



encrespamos

Será que queria dizer encrespámos?

A forma encrespamosé [primeira pessoa plural do presente do indicativo de encresparencrespar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
encresparencrespar
( en·cres·par

en·cres·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar crespo. = FRISAR


verbo transitivo e pronominal

2. Deixar ou ficar com os pêlos ou cabelos espetados ou levantados. = ARREPIAR, ERIÇAR, OURIÇAR

3. Deixar ou ficar com ondulação ou agitação. = AGITAR, ENRUGAR

4. Causar ou sentir irritação. = ABESPINHAR, OURIÇAR


verbo pronominal

5. Mostrar vaidade ou orgulho excessivo. = ENFATUAR-SE, ENSOBERBECER-SE

etimologiaOrigem etimológica:en- + crespo + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "encrespamos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).