Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bravata

bravatabravata | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bra·va·ta bra·va·ta


(italiano bravata)
nome feminino

1. Ameaça feita de modo arrogante. = INTIMIDAÇÃO

2. Dito ou atitude de fanfarrão. = BAZÓFIA, FANFARRONICE

3. Pretensa valentia.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "bravata" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...merda & mais nada Grácil, timorata Dócil & esquiva Sei-te tão altiva Por pura bravata Em timocracia Manda o ladrão Em democracia Uns sim, outros não A

Em daniel abrunheiro

Em Hollywood outro rufia esbofeteia o apresentador da cerimónia dos Oscar numa bravata supostamente para defender a família, a esposa..

Em Devaneios a Oriente

mecanismos orçamentários aprovados pelo Parlamento e mantidas por um presidente que faz bravata de machão, mas é refém e inseguro, que vai assegurar não só a reeleição...

Em blog0news

habilidades especiais, da mesma forma que o Espadachim opera em “ bravata ”..

Em confrariadearton.blogspot.com

...abertura de impeachment, dizem juristas Correio Braziliense Reunião do Conselho da República é " bravata " de Bolsonaro, afirma Lira Valor Econômico Ayres Britto cita crime de responsabilidade de

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual a forma correta de escrita da seguinte palavra (segundo o novo Acordo Ortográfico): sacrossanta, sacrosanta ou sacro-santa? E como se pronuncia? É que um professor da disciplina de Português me disse que se escreve "sacrosanta". Assim, não se pronunciaria "sacrozanta"?
Como poderá verificar pela consulta de um dicionário, a grafia correcta é sacrossanta, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que a grafia desta palavra não sofre nenhuma alteração.

Se esta palavra fosse escrita com apenas um s, não seria, de facto, possível a pronúncia de [s] em sacrossanta, pois um s intervocálico, obrigaria à pronúncia [z], como acontece na palavra rosa.

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bravata [consultado em 25-06-2022]