Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

embalão

embalãoembalão | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

em·ba·lão em·ba·lão


(embal[agem] + -ão)
nome masculino

Recipiente destinado ao depósito ou à recolha de embalagens, sacos de plástico, metais ou afins, para posterior reciclagem.Ver imagem

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Precedentes não faltam: embalão , livrão, oleão, pilhão, papelão, plasticão, rolhão, vidrão..

Em linguagista.blogs.sapo.pt

...filhos da abundância, da irresponsabilidade e do desperdício o que é um vidrão, um embalão , um papelão, um oleão, um electrão..

Em womenageatrois

...contas a pagar - não considero seja responsabilidade para ele e vai ao vidrão/ embalão /papelão, põe e tira a mesa, enche e esvazia máq..

Em SPEAKERS CORNER

primeiro, quando a fome começa a surgir e a criança chora, a mãe embala-o docemente e segreda-lhe palavras de consolo ao ouvido, durante o segundo, através de uma câmara de filmar estratégicamente colocada, vemos a mãe desesperada encolhida num canto, cabeça entre as mãos apertada entre os joelhos, e no

Em semtelhas.blogs.sapo.pt

o vidro no vidrão e as embalagens no embalão ..

Em adotaramarviver.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pirâmide é apresentada pelo DLPO como de origem latina mas, no 1º teste do campeonato de português são colocadas 5 hipóteses e nenhuma é latina: egípcia, árabe, grega, germânica e celta. Penso que será grega mas gostaria de confirmar.
Como se pode ler no verbete pirâmide do Dicionário de Língua Portuguesa On-line, esta tem origem grega (“Gr. pyramís, pyramídos“), mas entrou no português através do latim (“do Lat. pyramide“).



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.

pub

Palavra do dia

su·per·va·câ·ne·o su·per·va·câ·ne·o


(latim supervacaneus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que ultrapassa as necessidades básicas. = INÚTIL, REDUNDANTE, SUPÉRFLUO, SUPERVÁCUOESSENCIAL, IMPRESCINDÍVEL, INDISPENSÁVEL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/embal%C3%A3o [consultado em 26-11-2021]