Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

elixir

elixirelixir | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·li·xir |ch|e·li·xir |ch|


(árabe al-iksir, a pedra filosofal dos antigos)
nome masculino

1. Alcoóleo açucarado e aromático usado como veículo para certos medicamentos (ex.: elixir bucal).

2. Meio de encanto ou feitiço. = AMAVIO, FILTRO

3. [Figurado]   [Figurado]  Remédio infalível. = PANACEIA

4. [Brasil]   [Brasil]  Aguardente de cana. = CACHAÇA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "elixir" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...um manuscrito encriptado foi desvendada e revela a receita para a “Pedra Filosofal”, o elixir para a vida eterna de um alquimista medieval..

Em VISEU, terra de Viriato.

...atuar como Product Designer (Pleno e Sênior), Pessoa Desenvolvedora (Pleno e Sênior), Pessoa Desenvolvedora Elixir (Pleno e Sênior) e Pessoa Desenvolvedora

Em Caderno B

...cellule aux murs chauds, l’âtre au subtil loisir, Où s’élabore, ainsi qu’un très rare élixir , L’essence fine de la vie intérieure..

Em Estação Cronográfica

Jeff Bezos em busca do elixir da juventude..

Em Aliás

...em campo mas não percebe como é que Rúben Amorim não encontra o ' elixir ' da felicidade no que toca a golos para Paulinho..

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual é a grafia correcta para poster e seu plural, no sentido da apresentação destes posteres em congressos.
Além do anglicismo poster (“cartaz” ou “ampliação fotográfica”), os dicionários de língua portuguesa mais recentes registam ainda o seu aportuguesamento, que varia consoante se trate da norma europeia ou da norma brasileira do português. Assim, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001), bem como o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), propõem para a norma europeia do português o aportuguesamento póster (com indicação do plural pósteres) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001), bem como o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), propõem para a norma brasileira do português o aportuguesamento pôster (com indicação do plural pôsteres).



Não encontrei nenhuma referência com respeito a murruga ou talvez morruga. Denominação pejorativa para portugueses?
A palavra morruga surge registada no Dicionário de Usos do Português do Brasil (São Paulo: Editora Ática, 2002) com o sentido de “avarento”, dicionário que não faculta informação quanto à etimologia das palavras. Pesquisas em motores de pesquisa da Internet revelam que o termo também é usado para designar um português, como refere, sendo sinónimo de portuga (redução de português) e de tuga (redução de portuga). Devido à semelhança fonética da terminação morruga com a terminação de portuga, poder-se-ia falar, hipoteticamente, de uma deturpação deste último termo, mas não dispomos de informação que valide esta hipótese, pelo que a origem permanece obscura.
pub

Palavra do dia

al·var al·var


(alvo + -ar)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. De cor quase branca. = ALVACENTO, ALVADIO, ALVARINHO, ESBRANQUIÇADO

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que ou quem mostra pouca inteligência ou muita ingenuidade (ex.: cara alvar; não ia responder àquele alvar). = PARVO, PATETA, TOLO

nome masculino

3. [Viticultura]   [Viticultura]  Casta de uva branca.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/elixir [consultado em 28-01-2022]