Significado de elegermos-vo-las

    A forma elegermos-vo-laspode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de elegereleger] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de elegereleger].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    elegereleger
    |ê| |ê|
    ( e·le·ger

    e·le·ger

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:abundante.

    verbo transitivo

    1. Nomear por eleição.

    2. Preferir um entre vários. = ESCOLHER

    etimologiaOrigem:latim eligo, -ere, tirar, escolher, separar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "elegermos-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    comum | adj. 2 g. | n. m. | n. m. pl.

    Do uso ou domínio de todos os de um lugar ou de uma coletividade....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "elegermos-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Tenho procurado em dicionários, perguntado para professores universitários, e ninguém consegue me dizer o nome dessa letrinha que vemos normalmente em razões sociais de empresas. Gostaria muito de saber. A letra ou símbolo é &. E muito misteriosa, pois todos sabem o que é, e ninguém sabe dizer seu nome e/ou origem.