Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

driblar

driblardriblar | v. tr. e intr. | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

dri·blar dri·blar

- ConjugarConjugar

(inglês [to] dribble, fintar + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

1. [Desporto]   [Esporte]  Conduzir a bola, esquivando-se ao adversário (ex.: dribla dois defesas e remata; ainda driblou, mas depois perdeu a bola). = FINTAR

2. [Desporto]   [Esporte]  Dar toques sucessivos na bola, batendo-a para o chão (ex.: driblar a bola; driblou antes de encestar). [Equivalente no português do Brasil: quicar.]

verbo transitivo

3. Ultrapassar ou evitar algo ou alguém (ex.: esteve muito mal, mas conseguiu driblar a doença). = FINTAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "driblar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Marcus Edwards é o quarto driblador mais bem sucedido a nível mundial, de acordo com um estudo do CIES - Observatório do Futebol. A análise abrange 33 ligas, e compara jogadores com base no índice de dribles bem sucedidos por cada 100 minutos. Nesta categoria de ações, o extremo do Vitória de Guimarães tem uma percentagem…

Em Fora-de-jogo

-, quando a decisão do governo de driblar o teto de gastos ampliou a

Em Caderno B

Será quando sentir que já não sou capaz de correr, driblar , rematar, se o poder se for..

Em Fora-de-jogo

...pedir demissão e voltar a fazer o que ele mais sabe: ganhar dinheiro e driblar o pagamento de impostos..

Em www.blogrsj.com

...Maliszewski Os brasileiros ainda terão que pesquisar bastante para manter uma alimentação saudável e driblar a alta de preços de hortifrutis..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Será o, já há tanto tempo usado, termo acutilância um estrangeirismo ou um neologismo, à espera de passar todos os crivos da linguística, para entrar nos dicionários? A palavra é de uso corrente, e de significado bem definido, mas não a encontrei em nenhum dicionário. Estranho. Mas eu não sou um linguista. E aguardo a explicação dum entendido.
As palavras acutilância e acutilante não são estrangeirismos, pois formam-se através de regras morfológicas do português, utilizando dois sufixos produtivos: o adjectivo acutilante, que significa "perfurante, incisivo", resulta então da aposição do sufixo -ante ao verbo acutilar e o substantivo acutilância, que significa "qualidade do que é acutilante", resulta da aposição do sufixo -ância ao mesmo verbo. Este verbo, por sua vez, é também formado no português, derivando de cutelo.
pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/driblar [consultado em 01-12-2021]