PT
BR
Pesquisar
Definições



divergentes

A forma divergentesé [masculino e feminino plural de divergentedivergente].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
divergentedivergente
( di·ver·gen·te

di·ver·gen·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que diverge.

2. Que parte do mesmo ponto e se afasta cada vez mais (ex.: linhas divergentes).

3. [Figurado] [Figurado] Que não concorda; em que há divergência (ex.: opiniões divergentes). = DISCORDANTECONCORDANTE

4. [Gramática] [Gramática] Que teve uma origem igual, mas evoluiu para uma forma diferente (ex.: areia e arena são palavras divergentes com origem no latim arena, -ae). = ALOTRÓPICO, ALÓTROPO

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: CONVERGENTE

etimologiaOrigem etimológica: latim vulgar *divergens, -entis, particípio presente de *divergere, do latim devergo, -ere, pender, inclinar.
Ver também resposta à dúvida: palavras divergentes.
divergentesdivergentes

Auxiliares de tradução

Traduzir "divergentes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.