PT
BR
Pesquisar
Definições



diretiva

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
directivadiretivadiretiva
|èt| |èt| |èt|
( di·rec·ti·va di·re·ti·va

di·re·ti·va

)


nome feminino

1. Indicação, instrução ou norma que deve orientar uma acção ou actividade. = DIRECTRIZ


directiva antecipada de vontade

[Medicina] [Medicina]  Documento legal, unilateral e livremente revogável, no qual um cidadão maior de idade e capaz declara antecipadamente o tipo de tratamento e de cuidados de saúde que pretende ou não receber se ficar irreversivelmente incapacitado e incapaz de expressar a sua vontade, devido a doença incurável ou terminal, por exemplo. = TESTAMENTO VITAL

etimologiaOrigem etimológica:francês directive.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diretiva.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: directiva.
grafiaGrafia no Brasil:diretiva.
grafiaGrafia em Portugal:directiva.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Gostava de saber se na frase Não venhas tarde, que temos de ir à reunião, a palavra que é uma conjunção integrante/um pronome relativo/um pronome interrogativo/uma conjunção causal?
Na frase Não venhas tarde, que temos de ir à reunião, a palavra que é uma conjunção causal, pois indica causa e pode ser substituída por porque.