Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desvão

desvãodesvão | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·vão des·vão


(des- + vão)
nome masculino

1. Espaço entre o telhado e o tecto do último andar. = SÓTÃO

2. O mesmo que águas-furtadas.Ver imagem

3. Quarto esconso onde se guardam trastes velhos.

Plural: desvãos.Plural: desvãos.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desvão" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Nessa noite, os dois se dedicam ao conhecimento do outro, bocas, mãos e cada desvão do corpo do outro, um aprendizado que dispensa palavras, mas que, ao menos para...

Em A Estante M

...aos desesperados / a corda com que se enforcam / na trave de algum desvão », com diz José Régio na sua “Toada de Portalegre”..

Em De Rerum Natura

...aos desesperados / a corda com que se enforcam / na trave de algum desvão », com diz José Régio na sua “Toada de Portalegre”..

Em De Rerum Natura

Arvoavas no desvão de uma folha furtiva..

Em José Alberto de Oliveira

...a fantasiar a vida que levariam os vultos que, por vezes, se aper­cebiam num desvão de janela ou no alto das escadarias..

Em TEMPO CONTADO
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Dezenas/centenas de milhares ou *Dezenas/centenas de milhar? Parece-me que se deve usar o plural de milhar, para concordar com o sujeito (dezenas/centenas), mas tenho ouvido frequentemente a segunda forma...
As expressões apontadas correspondem a um sintagma nominal composto por um numeral colectivo (as palavras dezena ou centena, mesmo no singular, designam uma quantidade determinada de seres ou objectos: uma dezena de carros) que estabelece a quantidade de alguma coisa especificada após a preposição de. Neste caso, trata-se de determinada quantidade de milhares, que por acaso também é um numeral, mas que deverá seguir as mesmas regras de concordância de qualquer outro substantivo. Desta forma, do mesmo modo que em dezenas de carros o ser ou objecto que está a ser quantificado deve estar no plural (*dezenas de carro seria agramatical, como indica o asterisco), a expressão correcta deverá ser dezenas de milhares ou centenas de milhares.
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desv%C3%A3o [consultado em 18-05-2022]