Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

desastre

desastredesastre | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sas·tre de·sas·tre


(italiano disastro)
nome masculino

1. Desgraça imprevista e funesta.

2. Revés; infortúnio.

3. Catástrofe.

4. Sinistro.

pub

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Foi o primeiro desastre da

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

vai ser um DESASTRE na Luz..

Em Coluna D'Águias Gloriosas

Em 31 de julho de 1992, o voo 7552 foi operado pelo Yakovlev Yak-42D , prefixo B-2755 , da China General Aviation (foto acima), um voo do aeroporto de Nanjing Dajiaochang para o aeroporto internacional de Xiamen Gaoqi, ambos na China. Havia 116 passageiros e 10 tripulantes a bordo da aeronave. Por volta das 15h05, o transatlântico…

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...de manter uma cultura de cooperação na cabine sempre será uma receita para o desastre ..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...do motor e pisou no freio, mas já era tarde demais para evitar o desastre ..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.



A dúvida que tenho é relativa à palavra entreter: diz-se entretive-me ou entreti-me? Entreteu-se ou Entreteve-se?
O verbo entreter conjuga-se como o verbo ter, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (entreténs, entretém). Esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de ter ou do verbo latino tenere (são os casos, por exemplo, de abster, conter, deter, entreter, manter, obter, reter ou suster). Sendo assim, as formas verbais correctas são entretive-me e entreteve-se.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo entreter no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.

pub

Palavra do dia

ban·ga·la·fu·men·ga ban·ga·la·fu·men·ga


(origem duvidosa)
nome masculino

[Brasil: Nordeste, Depreciativo]   [Brasil: Nordeste, Depreciativo]  Indivíduo sem valor, sem préstimo. = JOÃO-NINGUÉM, ZÉ-NINGUÉM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desastre [consultado em 03-08-2021]