Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desalinhado

desalinhadodesalinhado | adj.
masc. sing. part. pass. de desalinhardesalinhar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sa·li·nha·do de·sa·li·nha·do


(particípio de desalinhar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se desalinhou.

2. Sem alinho ou sem cuidado. = DESCUIDADO, DESORDENADO


de·sa·li·nhar de·sa·li·nhar

- ConjugarConjugar

(des- + alinhar)
verbo transitivo e pronominal

1. Desviar ou sair do alinhamento.

2. Deixar ou ficar fora da ordem ou do arranjo. = DESARRANJAR, DESARRUMAR, DESORDENAR, DESENFEITAR


AntónimoAntônimo Geral: ALINHAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desalinhado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...forma, o resultado foi uma abordagem irremediavelmente instável que terminou com o avião sendo desalinhado com a pista em 25 graus após o toque..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

desalinhado com a sua visão (estreita) e objetivos..

Em Glosa Crua

um programa cosmopolita, desalinhado e moderno", recorda a nota de Belém..

Em BioTerra

...cedo ou mais tarde sera certamente integrado noutros filmes que sobrevive pelo seu aspeto desalinhado e pouco coerente como uma formula que podera funcionar a curto prazo, mas parece...

Em Bateman's critics

Não se veja neste texto desalinhado do politicamente correcto algum simpatia por posições homofóbicas, que detesto, ou alguma solidariedade com...

Em Depois Falamos
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Dezenas/centenas de milhares ou *Dezenas/centenas de milhar? Parece-me que se deve usar o plural de milhar, para concordar com o sujeito (dezenas/centenas), mas tenho ouvido frequentemente a segunda forma...
As expressões apontadas correspondem a um sintagma nominal composto por um numeral colectivo (as palavras dezena ou centena, mesmo no singular, designam uma quantidade determinada de seres ou objectos: uma dezena de carros) que estabelece a quantidade de alguma coisa especificada após a preposição de. Neste caso, trata-se de determinada quantidade de milhares, que por acaso também é um numeral, mas que deverá seguir as mesmas regras de concordância de qualquer outro substantivo. Desta forma, do mesmo modo que em dezenas de carros o ser ou objecto que está a ser quantificado deve estar no plural (*dezenas de carro seria agramatical, como indica o asterisco), a expressão correcta deverá ser dezenas de milhares ou centenas de milhares.
pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desalinhado [consultado em 26-05-2022]