Significado de desaforara-se-to

    A forma desaforara-se-topode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desaforardesaforar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desaforardesaforar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desaforardesaforar
    ( de·sa·fo·rar

    de·sa·fo·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Desobrigar do foro.

    2. [Figurado] [Figurado] Tornar atrevido, insolente, desavergonhado, impudente, etc.

    verbo pronominal

    3. Praticar desaforos.

    etimologiaOrigem:des- + aforar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    desaforo | n. m.

    Ação contrária ao decoro....


    insolência | n. f.

    Manifestação do orgulho das pessoas que se elevam acima da sua condição....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desaforara-se-to" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Si e consigo só podem ter valor reflexivo ou podem ser usados quando nos dirigimos a alguém a quem tratamos por "você"? Em relação a para si e consigo, já ouvi dizer que só têm valor reflexivo, não sendo substituíveis por "para o senhor"/"com o senhor", mas sim como "para o senhor mesmo" / "com o senhor mesmo".