Significado de derribem-se-tos

    A forma derribem-se-tospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de derribarderribar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de derribarderribar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    derribarderribar
    ( der·ri·bar

    der·ri·bar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer cair; deitar abaixo (o que estava de pé).

    2. Demolir.

    3. [Figurado] [Figurado] Arruinar; destruir; abater; prostrar.

    4. Destituir.

    5. Subjugar.

    etimologiaOrigem:latim vulgar *deripare, do latim ripa, -ae, margem, costa.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: derrabar, derrubar.

    Esta palavra no dicionário

    aterrar | v. tr. | v. tr. e intr. | v. pron. | v. intr.

    Cobrir ou encher de terra (ex.: aterrar uma cisterna)....


    derruir | v. tr. | v. intr. e pron.

    Deitar abaixo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "derribem-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?