PT
BR
Pesquisar
Definições



debicares

A forma debicarespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de debicardebicar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de debicardebicar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
debicardebicar
( de·bi·car

de·bi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Tirar com o bico uma pequena porção de uma coisa.

2. Tirar um bocadinho (de coisa de comer).


verbo intransitivo

3. Comer pouco de cada vez.

4. Desfrutar, caçoar, troçar (aparentando falar com seriedade).

etimologiaOrigem etimológica:de- + bico + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "debicares" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.