Significado de crespa-vo-las

    A forma crespa-vo-laspode ser [feminino singular de crespocrespo], [segunda pessoa singular do imperativo de cresparcrespar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de cresparcrespar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cresparcrespar
    ( cres·par

    cres·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tornar crespo. = ENCRESPAR

    etimologiaOrigem:crespo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    crespocrespo
    |ê| |ê|
    ( cres·po

    cres·po

    )

    adjectivoadjetivo

    1. Cuja superfície é desigual, cheia de altos e baixos. = ÁSPERO, ENGELHADO, RUGOSOLISO, POLIDO

    2. [Por extensão] [Por extensão] Eriçado; franzido.

    3. Que apresenta ondulações ou aparência ondulada (ex.: cabelo crespo). = ENCRESPADO, FRISADO, ONDULADOLISO

    4. Cuja superfície tem ondas brancas devido à agitação (ex.: mar crespo). = AGITADO, ENCAPELADO, ENCARNEIRADO, ENCRESPADO, REVOLTOCALMO

    5. [Figurado] [Figurado] Difícil de entender. = OBSCUROCLARO

    6. [Figurado] [Figurado] Que aparenta ser uma ameaça ou um perigo. = AMEAÇADOR, PERIGOSOINOFENSIVO

    7. [Figurado] [Figurado] Que demonstra rudeza ou arrogância. = ARROGANTE, GROSSEIRO, RUDEAFÁVEL, DELICADO, GENTIL

    nome masculino

    8. [Culinária] [Culinária] Nome dado a certos bolos com uma superfície rugosa.

    crespos

    nome masculino plural

    9. Rugas, pregas, franzidos.

    etimologiaOrigem:latim crispus, -a, -um.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "crespa-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    hirto | adj.

    Inteiriçado; ríspido....


    versudo | adj.

    Que tem muita versa....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "crespa-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.


      Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?