PT
BR
Pesquisar
Definições



couve-flor

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
couve-florcouve-flor
|flô| |flô|
( cou·ve·-flor

cou·ve·-flor

)
Imagem

AgriculturaAgricultura

Espécie de couve de inflorescência mais ou menos carnuda, formando massa volumosa e densa.


nome feminino

[Agricultura] [Agricultura] Espécie de couve de inflorescência mais ou menos carnuda, formando massa volumosa e densa.Imagem

vistoPlural: couves-flor ou couves-flores.
etimologiaOrigem etimológica:couve + flor.
iconPlural: couves-flor ou couves-flores.

Auxiliares de tradução

Traduzir "couve-flor" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Na frase "São eles os líderes dos pais.", qual é a função sintática de "os líderes dos pais" ?
A frase São eles os líderes dos pais é equivalente à frase Eles são os líderes dos pais, cujos constituintes se encontram na ordem canónica das frases em português (sujeito + verbo + complemento). Considerando a frase canónica (Eles são os líderes dos pais), verifica-se que o sintagma nominal os líderes dos pais desempenha a função sintáctica de predicativo do sujeito, uma vez que está a predicar ou caracterizar o sujeito eles. O verbo ser enquadra-se num grupo de verbos copulativos (ou de ligação), que inclui outros verbos como andar, continuar, estar, ficar, parecer ou permanecer. Estes verbos seleccionam obrigatoriamente (pelo menos em alguma acepção) um predicativo do sujeito, que concorda geralmente em género e número com o sujeito (ex.: ele é o líder; eles são os líderes; ela parece preocupada; eles parecem preocupados).