PT
BR
Pesquisar
Definições



corroborado

A forma corroboradopode ser [masculino singular particípio passado de corroborarcorroborar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
corroboradocorroborado
( cor·ro·bo·ra·do

cor·ro·bo·ra·do

)


adjectivoadjetivo

Que se corroborou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de corroborar.

corroborarcorroborar
( cor·ro·bo·rar

cor·ro·bo·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Apresentar argumento ou informação que acompanha ou dá força a determinada afirmação ou ideia (ex.: a testemunha corrobora a versão do arguido). = COMPROVAR, CONFIRMAR


verbo transitivo e pronominal

2. Dar força a. = FORTALECER, FORTIFICAR

etimologiaOrigem etimológica:latim corroboro, -are, fortificar, reforçar.

corroboradocorroborado

Auxiliares de tradução

Traduzir "corroborado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.



Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.