Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

contraplacado

contraplacadocontraplacado | n. m.
masc. sing. part. pass. de contraplacarcontraplacar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·tra·pla·ca·do con·tra·pla·ca·do


(francês contreplaqué)
nome masculino

[Portugal]   [Portugal]   [Construção]   [Construção]  Chapa de madeira em lâminas delgadas coladas com as fibras opostas. (Equivalentes no português do Brasil: compensado, madeira compensada.)


con·tra·pla·car con·tra·pla·car

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

Unir, por colagem, lâminas de madeira com fibras opostas.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "contraplacado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...pouco excêntrica, dédalo inextricável de casa pobres, barracas de zinco, placas de cartão e contraplacado , blocos de concreto, delimitado interiormente por paliçadas, que as fortes chuvas inundam, em...

Em De Rerum Natura

Manel abriu a porta de contraplacado de 3 polegadas e passo a passo dirigiu-se para o lado oposto da sala,...

Em Perdido pela Cidade

...que ronda os 18 quilos, possuem no interior suportes para até 5 prateleiras em contraplacado marítimo e pegas laterais metálicas para um transporte mais fácil..

Em Ver

, corte uma placa de contraplacado , onde vai aplicar os pedaços de madeira, divida a placa de contraplacado em...

Em primeiracasadarua.com

Embora pareçam frágeis, estas casas estão equipadas com painéis de isolamento junto ao contraplacado de madeira na parede interior, têm água quente, painéis solares no telhado e sistemas...

Em VISEU, terra de Viriato.
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Li hoje uma citação de José Régio que dizia: "Um deles morreu lá dentro e ninguém 'no' foi buscar". Pergunto: por que o pronome oblíquo "o" assume nesse caso a forma "no"? Também poderia ser escrito: "...e ninguém o foi buscar"? Poderiam dar também mais algum outro exemplo do uso desse tipo de colocação especial, e como usá-la da maneira correta?
A frase Um deles morreu lá dentro e ninguém no foi buscar é equivalente a Um deles morreu lá dentro e ninguém o foi buscar, com nasalização do pronome átono o após nasal (na sílaba final de ninguém).

O pronome átono o (com as flexões -a, -os, -as) assume regularmente a forma -no (com as flexões -na, -nos, -nas) quando é antecedido de uma forma verbal terminada em nasal (ex.: levem + o = levem-no), normalmente -am, -em, -ão ou -õe (ex.: limpam-no, limpem-no, dão-nos, põe-na, põem-nos).

Este comportamento acontece também, mas não como regra, antes num registo de língua considerado popular, em contextos com o pronome átono antecedido de nasal, nomeadamente em advérbios como não, bem ou pronomes como alguém, ninguém, quem (ex.: espero não na ver; ninguém no sabe; quem nas viu não disse nada).

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/contraplacado [consultado em 23-01-2022]