Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

conto-da-carochinha

conto-da-carochinhaconto-da-carochinhaconto da carochinha | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·to·-da·-ca·ro·chi·nha con·to·-da·-ca·ro·chi·nha con·to da ca·ro·chi·nha


nome masculino

1. Invenção.

2. Lenda.

Plural: contos-da-carochinha.Plural: contos-da-carochinha.

• Grafia no Brasil: conto da carochinha.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: conto da carochinha.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: conto-da-carochinha


• Grafia em Portugal: conto-da-carochinha.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

No âmbito do mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na BE da EB1 Mãe Soberana, a s técnicas Nazaré e Cristina, apresentaram a todos os alunos a dramatização, em fantoches, do conto tradicional " A Carochinha e o João Ratão"

Em BIBLIOTECA ESCOLAR EB1 MÃE SOBERANA / BIBLIOTECA ESCOLAR EB1/JI HORTA DE STº ANTÓNIO

máximo pode servir para programas sensacionalista o do Datena & cia, nunca para um conto policial que se preze. O que é a história da carochinha ? História falsa ou inverossímil, com mentira exagerada.

Em VARAL de IDÉIAS

A gente até cansa de ficar repetindo a mesma questão. Essa história de que se deve entregar todos os investimentos nacionais em gás natural no Brasil, para as empresas estrangeiras para que esse insumo de energia estratégico fique mais barato é conto da carochinha . Entregaram o setor elétrico com

Em www.robertomoraes.com.br

Ilustração : Helder Oliveira | por Raquel Albuquerque | Expresso Linguagem “politicamente incorreta” de provérbios, contos ou canções deve ser discutida, mas não apagada Há já algumas décadas que a história da Carochinha é contada pela metade: o fim verdadeiro na versão original incluía pássaros

Em blogue.rbe.mec.pt

contos da carochinha , sonhos, Que nos espalham porta adentro, Em semelhante praga de piolhos, Farsas, jogos e em que não entro E não porque seja o mais esperto, Mas que há muito ando desperto. Jornalistas, jornaleiros, tanto faz, São já poucos existentes e capaz, Mas por de mais os maltrapilhos E que nos

Em francisfoto.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).




Por que o antropônimo Davi/David é grafado (pelo menos aqui no Brasil) sem a letra final d (por exemplo: nos textos bíblicos)? Será que nas demais línguas neolatinas isso também ocorre?
A grafia dos nomes próprios segue muitas vezes critérios um pouco diferentes da grafia dos nomes comuns. O Acordo Ortográfico de 1945 postula, por exemplo, que se mantenham sequências consonânticas estranhas à ortografia actual do português, como ph ou th, em formas de tradição bíblica, ou que as consoantes finais b, c, d, g e t se mantenham, quer sejam proferidas ou não, em nomes próprios como Jacob, Isaac, David ou Bensabat, cujo uso consagrou. Já o Formulário Ortográfico brasileiro postula que os nomes deverão ser sujeitos às mesmas regras dos nomes comuns, fazendo, no entanto, a ressalva de que quem quiser poderá manter a forma consuetudinária do seu nome. O Acordo Ortográfico de 1990, que susbtitui os textos legais anteriores, postula no ponto 5.º da Base I que nada impede que nomes como David sejam escritos sem a consoante final.

O antropónimo David deriva da palavra hebraica dawid, que significa “querido” ou “amado”, através do grego Dauíd e do latim David (cf. MACHADO, José Pedro, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, Lisboa, Livros Horizonte, 2003, p. 492). A forma Davi é uma variante de David por adaptação gráfica à pronúncia, pois o d final é frequentemente não pronunciado. As duas formas coexistem, como poderá verificar realizando uma pesquisa num motor de busca da Internet, apesar de a forma com o d final ser a mais frequente. Em línguas como o francês, o espanhol ou o inglês, a forma David é a mais comum, apesar de haver outras, como o italiano, que acrescentam um e final (Davide) para a adequar ao seu sistema ortográfico. Esta última forma, com o e final, é ainda possível no português (em Portugal, a Direcção Geral dos Registos e Notariados inclui-a na sua lista de nomes próprios autorizados) e mais consentânea do que a forma David com as regras ortográficas da língua portuguesa, pois, exceptuando alguns nomes próprios e estrangeirismos, não existem palavras terminadas em d.

pub

Palavra do dia

pi·ca·tar·tes pi·ca·tar·tes


(latim pica, -ae, pega + latim científico Cathartes, género de abutre, do grego kathartês, -ou, limpador, purificador)
nome masculino de dois números

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos picatartídeos, do género Picathartes.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/conto-da-carochinha [consultado em 26-05-2022]