PT
BR
Pesquisar
Definições



contento-me

A forma contento-mepode ser [masculino singular de contentocontento] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de contentarcontentar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contentarcontentar
( con·ten·tar

con·ten·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar contentamento a.

2. Fazer a vontade a; satisfazer; agradar.

3. [Direito] [Direito] Indemnizar a parte lesada.


verbo pronominal

4. Ficar contente; sentir prazer.

contentocontento
( con·ten·to

con·ten·to

)


nome masculino

1. Contentamento.

2. O mesmo que conteúdo.


a contento

Sob condição de agradar.

a seu contento

Segundo os seus desejos.

etimologiaOrigem etimológica:latim contentus, -a, -um, particípio passado de contineo, -ere, manter unido, conservar, encerrar, reter, conter.

Auxiliares de tradução

Traduzir "contento-me" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.