Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

contentar

contentarcontentar | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·ten·tar con·ten·tar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Dar contentamento a.

2. Fazer a vontade a; satisfazer; agradar.

3. [Direito]   [Direito]  Indemnizar a parte lesada.

verbo pronominal

4. Ficar contente; sentir prazer.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "contentar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...quando de Jean partiu para Paris em meados de Fevereiro, Mozart teve que se contentar com um pouco menos de metade da comissão original por um par de concertos...

Em Casa das Artes

Não podemos nos contentar no relativismo dos tempos modernos quando as pessoas afirmam que todos os caminhos levam...

Em Blog da Sagrada Família

...bairro pacato, no centro de Lisboa, nesta altura do ano ) TIVE DE ME CONTENTAR COM DIÁRIOS NACIONAIS MAS , ACABEI POR DEPARAR COM MATÉRIA MERECEDORA DA NOSSA REFLEXÃO

Em Reencontros

...o time acabou ficando de fora de quaisquer competições internacionais e teve que se contentar em somente disputar a Copa da França e a Ligue

Em www.brasilyonnais.com.br

Depois de quatro finais em sequência, vai precisar se contentar com a disputa pelo bronze..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Como se deve escrever o nome desta localidade algarvia: Estói ou Estoi? O novo acordo ortográfico altera a escrita desta palavra?
Estói é a grafia registada no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), obra que é tomada como referência principal em questões de ortografia portuguesa de norma europeia. Por outro lado, José Pedro Machado, outra grande referência para a ortografia portuguesa, no seu Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (Lisboa: Âncora Editora, 2001) e no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Lisboa: Livros Horizonte, 2003) regista a grafia Estoi, aparentemente corrigindo Rebelo Gonçalves, cujas opções respeita as mais das vezes.

Para facilitar a resposta a esta questão, pode dizer-se que a Lei n.º 32/2005, de 28 de Janeiro, alterou a denominação oficial da povoação e a freguesia de Estói, que passou a denominar-se Estoi. Esta era uma pretensão de alguns dos seus naturais e habitantes, uma vez que estes pronunciam o ditongo -oi- fechado (ôi) e não aberto (ói).

O Acordo Ortográfico de 1990 nada altera na grafia deste topónimo.

pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça. = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/contentar [consultado em 25-10-2021]