PT
BR
Pesquisar
Definições



coligíramos

A forma coligíramosé [primeira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de coligircoligir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
coligircoligir
( co·li·gir

co·li·gir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Reunir em colecção o que anda disperso (ex.: coligir informação). = REUNIR

2. Fazer um juízo, com base no raciocínio ou na observação de dados (ex.: coligiu que poderia vencer o caso). = CONCLUIR, DEDUZIR, INFERIR

etimologiaOrigem etimológica:latim colligo, -ere, reunir, juntar, colher, apertar, estreitar, conter, abranger.

coligíramoscoligíramos

Auxiliares de tradução

Traduzir "coligíramos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.