Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

colear

colearcolear | v. intr. e pron. | v. pron. | V. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·le·ar co·le·ar

- ConjugarConjugar

(colo + -ear)
verbo intransitivo e pronominal

1. Mover o colo a um e outro lado.

2. Mover-se como a serpente. = COLUBREJAR, SERPEAR, SERPENTAR, SERPENTEAR

verbo pronominal

3. [Figurado]   [Figurado]  Inocular-se, introduzir-se sorrateiramente.

verbo transitivo

4. [Brasil: Sul]   [Brasil: Sul]  Fazer cair (o animal), puxando pela cola (cauda).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...árvores e de um reforço do sentido de profundidade, que é também intensificado pelo colear do caminho pedonal, que vai permitindo uma sequência estimulantemente variada de pontos de vista,...

Em infohabitar - o blog do grupo habitar

E sei do colear das ancas..

Em Relógio de Pêndulo

E sei do colear das ancas..

Em Relógio de Pêndulo

...do monte em que estamos para a corda de montes distantes, que se vêem colear em

Em Magistério6971

quando as serpentes regatearem o direito a colear e o sol fizer greve para ganhar o salário mínimo-- quando os espinhos olharem...

Em jsm63.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Ao consultar terebentina fui surpreendido com a variante terebintina. Qual é a soletração certa?
Ambas as grafias terebintina e terebentina são possíveis e estão registadas, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (12 vol., Porto: Amigos do Livro Editores, 1981) e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001).

A grafia terebintina está mais próxima do étimo latino (terebinthus = terebinto), razão pela qual alguns dicionários optaram pela sua inclusão em detrimento de terebentina, que está mais próxima do vocábulo francês (térébenthine). Pesquisas em corpora e em motores de busca na Internet revelam uma maior tendência dos falantes para o uso de terebintina, o que parece confirmar a opção dos dicionários.




Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

si·na·lag·má·ti·co si·na·lag·má·ti·co


(grego sunallagmatikós, -ê, -ón, relativo a contrato)
adjectivo
adjetivo

[Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Que liga mutuamente dois contraentes (ex.: contrato sinalagmático; relação sinalagmática). = BILATERAL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/colear [consultado em 23-05-2022]