Significado de cingir-se-to

    A forma cingir-se-topode ser [infinitivo de cingircingir], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de cingircingir], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de cingircingir], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de cingircingir] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de cingircingir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cingircingir
    ( cin·gir

    cin·gir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Apertar (uma coisa) em roda; ligar, atar.

    2. Rodear, cercar.

    3. Ornar (em roda).

    4. [Figurado] [Figurado] Limitar, restringir.

    5. Reprimir.

    verbo pronominal

    6. Chegar-se muito, unir-se.

    7. Conformar-se; ater-se, seguir escrupulosamente.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cingir-se-to" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    coronário | adj.

    Que representa a curvatura da coroa....


    Cingido com espartilho; que estica muito o espartilho....


    calceta | n. f. | n. m.

    Argola de ferro que, cingindo a perna dos condenados a trabalhos públicos, remata o grilhão que os prende....


    largo | adj. | n. m. | adv.

    De bastante ou muita largura....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cingir-se-to" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Ao considerar a palavra Aristo uma palavra do dicionário português (honra seja feita à marca austríaca desde 1862) não estamos a incorrer no erro de usar uma marca para definir algo? Imaginem: Em vez de significado de gasosa com sabor a cola, usarmos uma das marcas que exstem no mercado. Ainda mais injusto quando uma das referências que existe é: ... aristo tipo"rotring" ... (Rötring, como sabemos outra marca, desta vez alemã).