PT
BR
Pesquisar
Definições



chia

A forma chiapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de chiarchiar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de chiarchiar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chiachia
( chi·a

chi·a

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta (Salvia hispanica), da família das labiadas, nativa do México e da Guatemala, cultivada pelas suas sementes comestíveis.

2. [Botânica] [Botânica] Planta (Salvia columbariae), da família das labiadas, nativa da América do Norte, cujas sementes são usadas na alimentação.

3. [Botânica] [Botânica] Semente de qualquer uma dessas espécies de plantas.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol mexicano chía, do nauatle chiah, oleoso.

chiarchiar
( chi·ar

chi·ar

)
Conjugação:unipessoal.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Produzir som agudo e continuado.

2. Dar chios.

3. Ranger.

4. [Informal] [Informal] Queixar-se.

5. Falar.

6. Replicar.

7. Arder de cólera, abespinhar-se.


nome masculino

8. O chiar do carro.

chia

Auxiliares de tradução

Traduzir "chia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Acredito que exista a palavra marrom, relacionada à cor em nosso idioma, portanto gostaria que vocês a incluíssem.
A palavra marrom existe de facto no português do Brasil, com o sentido da cor que referiu, vindo atestada em diversos dicionários brasileiros. Todavia, o dicionário que consultou, o Dicionário da Língua Portuguesa On-line, da responsabilidade da Texto Editores, foi feito de acordo com o português europeu, variedade de português onde marrom não é utilizado, mas sim castanho. É por esse motivo que não encontra marrom nas suas pesquisas.



Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.