PT
BR
Pesquisar
Definições



chavenazitas

A forma chavenazitasé [derivação feminino plural de chávenachávena].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chávenachávena
( chá·ve·na

chá·ve·na

)
Imagem

Recipiente com uma pega, onde se serve leite, chá ou qualquer outra bebida.


nome feminino

1. Recipiente com uma pega, onde se serve leite, chá ou qualquer outra bebida.Imagem

2. Conteúdo que cabe nessa taça, quando cheia. = XICARADA

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: XÍCARA

etimologiaOrigem etimológica:malaio chavan, do chinês chakvan.
chavenazitaschavenazitas


Dúvidas linguísticas



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.