PT
BR
Pesquisar
Definições



centralíssimos

A forma centralíssimosé [derivação masculino plural de centralcentral].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
centralcentral
( cen·tral

cen·tral

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que ocupa o centro.MARGINAL

2. Relativo ao centro.

3. Que está no ponto mais movimentado da povoação.SUBURBANO

4. Que passa pelo meio de um território.

5. De que dimanam as ordens.


nome feminino

6. Entidade ou organismo onde se concentram actividades de natureza semelhante, para organização e distribuição dos serviços (ex.: central de comunicações; central distribuidora; central energética; central telefónica).

7. Entidade de um grupo, geralmente empresarial, que gere e controla as actividades e serviços desse grupo.

8. Local onde se situam as instalações dessas entidades.


nome masculino

9. [Desporto] [Esporte] Jogador recuado que actua na zona frontal da baliza, para impedir o ataque adversário. = DEFESA CENTRAL


central hidroeléctrica

Complexo industrial destinado à produção de electricidade a partir de turbinas movidas pela força da água. = HIDROELÉCTRICA

central nuclear

Complexo industrial destinado à produção de electricidade a partir de energia nuclear.

central termoeléctrica

Complexo industrial destinado à produção de electricidade gerada por calor. = TERMOELÉCTRICA

etimologiaOrigem etimológica: latim centralis, -e.
vistoPlural: centrais.
iconPlural: centrais.
centralíssimoscentralíssimos


Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).