Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

catinga

catingacatinga | n. f.
catingacatinga | n. f. | adj. n. m.
3ª pess. sing. pres. ind. de catingarcatingar
2ª pess. sing. imp. de catingarcatingar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·tin·ga ca·tin·ga 1


(tupi kaa'tinga)
nome feminino

[Botânica]   [Botânica]  Formação vegetal xerófila do interior do Nordeste do Brasil (sertão) constituída por arbustos espinhosos e cactáceas. [Pode ser fechada e impenetrável, ou aberta, segundo as condições climáticas e pedológicas.] = CAATINGA


ca·tin·ga ca·tin·ga 2


(origem obscura)
nome feminino

1. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Cheiro desagradável, nauseante.

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Transpiração malcheirosa.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

3. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Avarento, sovina, tacanho.


ca·tin·gar ca·tin·gar

- ConjugarConjugar

(catinga + -ar)
verbo intransitivo

1. Mostrar-se catinga, avarento.

2. Cheirar a catinga.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "catinga" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

bruta São teus joelhos, teus óleos, tua catinga De femea à espera de um milagre Ação de

Em Outubro

...Pacino (Val) estava tão feio e com aspecto de sujo que daqui, senti a catinga de corpo suado..

Em Paulamar

Talvez porque sinta uma catinga em peixes do Rio..

Em Paulamar

racistas como “Portugal é branco”, “Fartos do cheiro a catinga ” ou “Árabes e pretos fora”..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-cidrão, capim- catinga , erva-príncipe ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus ..

Em www.sementedasartes.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




Não sei como acrescentar palavras neste dicionário de vocês, por isso envio-lhes este email sobre malgrado: neste saite surge mal-grado; no Aurélio consta: malgrado, prep, Apesar de, não obstante.
Antes da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a grafia mal-grado era a forma consagrada na lexicografia portuguesa, constituindo uma diferença relativamente à lexicografia brasileira. Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico, essa diferença foi anulada, passando malgrado a ser a ortografia comum a ambas as normas do português.

Note-se que o registo da forma hifenizada nos dicionários portugueses decorria apenas de uma tradição lexicográfica e não do estipulado no Acordo Ortográfico de 1945, uma vez que este especifica que os compostos formados pelo prefixo mal- apenas se hifenizam quando o segundo elemento começa por vogal ou pela letra h.

pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/catinga [consultado em 29-11-2022]