PT
BR
Pesquisar
Definições



cantiga

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cantigacantiga
( can·ti·ga

can·ti·ga

)


nome feminino

1. [Literatura] [Literatura] Poesia cantada, em redondilhas ou versos mais pequenos, dividida em estrofes iguais.

2. Conjunto de quadras.

3. Conversa para enganar. = ENDRÓMINA, LÁBIA

4. Pretexto disfarçado.

cantigas


nome feminino plural

5. Conjunto de mentiras.


cantiga de amigo

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que há um sujeito feminino que expressa o seu sofrimento de amor ou se dirige a um amante ausente.

cantiga de amor

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que há um sujeito masculino que se dirige a uma mulher amada, geralmente nobre.

cantiga de escárnio

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que o sujeito se dirige indirectamente a alguém em tom de crítica.

cantiga de maldizer

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que o sujeito se dirige directamente a alguém em tom de crítica.

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez do latim cantica, plural de canticum, -i, canção, parte cantada no teatro, recitativo, canto religioso.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:cancioneiro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cantiga" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.