PT
BR
Pesquisar
Definições



cantiga

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cantigacantiga
( can·ti·ga

can·ti·ga

)


nome feminino

1. [Literatura] [Literatura] Poesia cantada, em redondilhas ou versos mais pequenos, dividida em estrofes iguais.

2. Conjunto de quadras.

3. Conversa para enganar. = ENDRÓMINA, LÁBIA

4. Pretexto disfarçado.

cantigas


nome feminino plural

5. Conjunto de mentiras.


cantiga de amigo

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que há um sujeito feminino que expressa o seu sofrimento de amor ou se dirige a um amante ausente.

cantiga de amor

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que há um sujeito masculino que se dirige a uma mulher amada, geralmente nobre.

cantiga de escárnio

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que o sujeito se dirige indirectamente a alguém em tom de crítica.

cantiga de maldizer

[Literatura] [Literatura]  Poema da lírica medieval em que o sujeito se dirige directamente a alguém em tom de crítica.

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa, talvez do latim cantica, plural de canticum, -i, canção, parte cantada no teatro, recitativo, canto religioso.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:cancioneiro.
cantigacantiga

Auxiliares de tradução

Traduzir "cantiga" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).