Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

catano

catanocatano | n. m. | interj.
1ª pess. sing. pres. ind. de catanarcatanar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·ta·no ca·ta·no


(origem duvidosa)
nome masculino

1. [Calão]   [Tabuísmo]  Órgão sexual masculino. = PÉNIS

interjeição

2. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Exprime admiração, surpresa, espanto, indignação ou contrariedade (ex.: não devo explicações a ninguém, catano!).


do catano
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Que é muito grande (ex.: fizeram uma algazarra do catano). = DO CARAÇAS

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Admirável, espectacular ou sensacional (ex.: há coincidências do catano). = DO CARAÇAS


ca·ta·nar ca·ta·nar

- ConjugarConjugar

(catana + -ar)
verbo transitivo

1. [Moçambique]   [Moçambique]  Cortar com catana.

2. [Moçambique]   [Moçambique]  Agredir com catana.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Foi um charivari do caraças, uma palhaçada do catano promovida pelo Sporting com beneplácito de gente da justiça"..

Em Fora-de-jogo

muro Entre cada ser, coisa do catano ..

Em daniel abrunheiro

Olha, vai para o catano , masmarro lambisgóico!!

Em daniel abrunheiro

...eu expliquei esta etimologia ao sargento Pias, ele rosnou-me logo, afastando-se-me com nojo, “Bubedolas-poetôlo-do- catano !!

Em daniel abrunheiro

Com o CD (e o Record) ninguém brinca catano ..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Agradecia que me tirassem a seguinte dúvida, sobre o termo certo a aplicar na expressão abaixo indicada: no que concerne a ou no que concerne os.
O verbo concernir constrói-se com a preposição a ou suas contracções (A situação pode concernir a alguns accionistas, A situação pode concernir aos/às accionistas). A expressão em relação à qual tem dúvidas inclui uma flexão (concerne) desse verbo, pelo que a forma correcta é no que concerne a, com o sentido de “no que diz respeito a”, como atesta o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/catano [consultado em 17-05-2022]