PT
BR
Pesquisar
Definições



carquejas

A forma carquejasé [feminino plural de carquejacarqueja].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carquejacarqueja
|â| ou |ê| ou |âi| |ê|
( car·que·ja

car·que·ja

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta (Genista tridentata) da família das fabáceas, encontrada em Portugal em zonas de mato.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta (Genista tridentata) da família das fabáceas, encontrada em Portugal em zonas de mato.Imagem

2. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias plantas arbustivas do género Baccharis da família das asteráceas.

3. [Brasil] [Brasil] [Ornitologia] [Ornitologia] Ave aquática palmípede (Fulica atra), da família dos ralídeos, de médio porte, plumagem preta, cauda curta, dedos largos, compridos e membranosos.Imagem = FÚLICA


e carqueja

[Informal] [Informal] Usa-se para indicar a segunda parte de uma data sem um ano definido, geralmente em relação a datas consideradas antigas (ex.: isso é de mil novecentos e carqueja).

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
carquejascarquejas

Auxiliares de tradução

Traduzir "carquejas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostaria de saber a origem da palavra hipotenusa.
A palavra hipotenusa deriva do termo latino hypotenusa. Este, por sua vez, deriva do grego hupoteínousa, que, em geometria, significa “o lado oposto ao ângulo recto”.