PT
BR
Pesquisar
Definições



carqueja

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carquejacarqueja
|â| ou |ê| ou |âi| |ê|
( car·que·ja

car·que·ja

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta (Genista tridentata) da família das fabáceas, encontrada em Portugal em zonas de mato.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta (Genista tridentata) da família das fabáceas, encontrada em Portugal em zonas de mato.Imagem

2. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias plantas arbustivas do género Baccharis da família das asteráceas.

3. [Brasil] [Brasil] [Ornitologia] [Ornitologia] Ave aquática palmípede (Fulica atra), da família dos ralídeos, de médio porte, plumagem preta, cauda curta, dedos largos, compridos e membranosos.Imagem = FÚLICA


e carqueja

[Informal] [Informal] Usa-se para indicar a segunda parte de uma data sem um ano definido, geralmente em relação a datas consideradas antigas (ex.: isso é de mil novecentos e carqueja).

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "carqueja" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).