Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

carpa

carpacarpa | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

car·pa car·pa


nome feminino

1. Acto de carpir (colher) a cana-sacarina.

2. [Ictiologia]   [Ictiologia]  Peixe de água doce.Ver imagem

3. [Botânica]   [Botânica]  Árvore amentácea.

4. [Brasil]   [Brasil]  Lugar onde se joga.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "carpa" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Juan para a ilha caribenha de South Caicos, em seguida, para a interseção da carpa , que é um ponto localizado a aproximadamente 144 milhas a sudeste de Wilmington,...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...consideradas exóticas (não pertencem à fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa , peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui..

Em Caderno B

foi o menino ter conhecido a carpa ..

Em BIBLIOTECA ESCOLAR EB1 MÃE SOBERANA / BIBLIOTECA ESCOLAR EB1/JI HORTA DE STº ANTÓNIO

, onde a carpa -prateada tremeluz sob um céu branco»..

Em De Rerum Natura

A4 Del Tatuaggio Libro di Scheletro Broccato Carpa Drago 92 Pagine Del Corpo Arte Del Tatuaggio Pittura Schizzo di Colore di Trasporto...

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/carpa [consultado em 25-06-2022]