PT
BR
Pesquisar
Definições



caracóis

A forma caracóisé [masculino plural de caracolcaracol].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
caracolcaracol
( ca·ra·col

ca·ra·col

)
Imagem

Molusco gastrópode, tipo dos helicídeos.


nome masculino

1. Molusco gastrópode, tipo dos helicídeos.Imagem

2. Flor do caracoleiro.

3. Caminho em ziguezague.

4. Hélice, espiral.

5. Madeixa de cabelo em espiral.

6. [Anatomia] [Anatomia] Parte do ouvido interno em forma de espiral. = CÓCLEA

7. [Viticultura] [Viticultura] Variedade de uva branca.


não valer um caracol

[Informal] [Informal] Ter pouco ou nenhum valor (ex.: esses pneus não valem um caracol; sem ela, a lista de candidatos não vale um caracol). = NÃO VALER UM CIGARRO FUMADO

vistoPlural: caracóis.
etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.
iconPlural: caracóis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "caracóis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Na frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa estou em dúvida quanto ao uso da palavra único no plural.
O substantivo defeito é masculino (ex.: o copo tem um defeito) e o adjectivo único concorda em género e número com o substantivo que modifica (ex.: nestas férias não leu um único livro, vendeu as únicas jóias que possuía), pelo que a frase Os únicos defeitos dela são ser chata e teimosa está correcta.