Significado de capinava-se-tos

    A forma capinava-se-tospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de capinarcapinar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de capinarcapinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    capinarcapinar
    ( ca·pi·nar

    ca·pi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    [Brasil Moçambique] [Brasil, Moçambique] Limpar (as terras) do capim, das ervas.

    etimologiaOrigem:capim + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    carpideira | n. f.

    Mulher a quem se paga para prantear nos enterros....


    capinadeira | n. f.

    Máquina usada para capinar ou limpar as terras do capim....


    capina | n. f.

    Ato ou efeito de capinar ou de limpar as terras de capim....


    capinação | n. f.

    Ato ou efeito de capinar ou de limpar as terras de capim....


    capinagem | n. f.

    Ato ou efeito de capinar ou de limpar as terras de capim....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "capinava-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?