Significado de capinar-se-mos

    A forma capinar-se-mospode ser [infinitivo de capinarcapinar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de capinarcapinar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de capinarcapinar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de capinarcapinar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de capinarcapinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    capinarcapinar
    ( ca·pi·nar

    ca·pi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    [Brasil Moçambique] [Brasil, Moçambique] Limpar (as terras) do capim, das ervas.

    etimologiaOrigem:capim + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    carpideira | n. f.

    Mulher a quem se paga para prantear nos enterros....


    capinadeira | n. f.

    Máquina usada para capinar ou limpar as terras do capim....


    capina | n. f.

    Ato ou efeito de capinar ou de limpar as terras de capim....


    capinação | n. f.

    Ato ou efeito de capinar ou de limpar as terras de capim....


    capinagem | n. f.

    Ato ou efeito de capinar ou de limpar as terras de capim....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "capinar-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Li o texto do Acordo Ortográfico de 1990 e outros textos sobre o assunto, e tomava a liberdade de perguntar qual a posição da Priberam relativamente aos prefixos sub-, ad- e ab- quando seguidos por palavra iniciada por r cuja sílaba não se liga foneticamente com o prefixo. Concretizando: sub-rogar ou subrogar; ad-rogar ou adrogar; ab-rogar ou abrogar? O Acordo, aparentemente, é omisso quanto à matéria, e já vimos opções diferentes da por vós tomada na versão 7 do FLIP.