PT
BR
Pesquisar
Definições



caneleiras

A forma caneleirasé [feminino plural de caneleiracaneleira].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
caneleiracaneleira
( ca·ne·lei·ra

ca·ne·lei·ra

)
Imagem

VestuárioVestuário

Peça de roupa, geralmente feita de lã ou de outro tecido grosso, que cobre a parte inferior da perna para a manter quente ou protegida.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Árvore perene (Cinnamomum zeylanicum) da família das lauráceas, de folhas ovaladas verde-escuras e opostas, flores amarelo-esverdeadas aromáticas dispostas em panículas e bagas de cor púrpura, nativa do Sri Lanca, antigo Ceilão, que dá a canela aromática. = CANELA, CANELEIRO

2. [Botânica] [Botânica] Arbusto de flores aromáticas, da cor da canela.

3. [Armamento] [Armamento] Peça de armadura que cobria a perna desde o pé até ao joelho.

4. [Desporto] [Esporte] Protecção acolchoada com que se protege cada uma das pernas entre o pé e o joelho, em alguns desportos.

5. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa, geralmente feita de lã ou de outro tecido grosso, que cobre a parte inferior da perna para a manter quente ou protegida.Imagem = PERNEIRA

6. [Indústria] [Indústria] Mulher que nas fábricas de tecidos enche as canelas para os teares.

7. [Indústria] [Indústria] Peça onde está inserida a canela, que contém o fio inferior das máquinas de costura ou de bordar.

etimologiaOrigem etimológica:canela + -eira.

caneleirascaneleiras

Auxiliares de tradução

Traduzir "caneleiras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.