PT
BR
Pesquisar
Definições



calendário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
calendáriocalendário
( ca·len·dá·ri·o

ca·len·dá·ri·o

)
Imagem

Folha, impresso ou gráfico com os dias do ano, normalmente divididos em meses e semanas.


nome masculino

1. Folha, impresso ou gráfico com os dias do ano, normalmente divididos em meses e semanas.Imagem = ALMANAQUE, FOLHINHA

2. Sistema de divisão do tempo (ex.: calendário muçulmano).

3. Conjunto de datas fixadas para realização de algo ou para emprego do tempo. = PROGRAMA


calendário gregoriano

Calendário promulgado em 1582 pelo papa Gregório XIII para corrigir o calendário juliano.

calendário juliano

Calendário solar introduzido por Júlio César no ano 46 a.C., para substituir os calendários lunares romanos, que consta de 365 dias (366 de quatro em quatro anos), agrupados em 12 meses.

calendário republicano

[História] [História]  Calendário da primeira República Francesa, instituído pela Revolução Francesa, que substituiu o calendário gregoriano de 1792 a 1806.

calendário revolucionário francês

[História] [História]  O mesmo que calendário republicano.

etimologiaOrigem etimológica: latim calendarium, -ii, registo, livro de contas, de calendas, -arum, primeiro dia de cada mês.
calendáriocalendário

Auxiliares de tradução

Traduzir "calendário" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Como se escreve, em números, um milhão? Com pontos, sem pontos e com espaços ou sem pontos e sem espaços? 1.000.000, 1 000 000 ou 1000000?
Não há qualquer norma ortográfica para o uso de um separador das classes de algarismos (unidades, milhares, milhões, etc.) ou para o separador das casas decimais, pois o Acordo Ortográfico de 1945 e o Acordo Ortográfico de 1990 (os textos legais reguladores da ortografia portuguesa) são omissos.

Há várias opiniões sobre o assunto e a maioria dos livros de estilo (veja-se, a título de exemplo, o texto disponibilizado pelo jornal Público no seu Livro de Estilo, artigo "Números", ponto 1.), prontuários e consultores linguísticos para o português defende o uso do ponto a separar as classes de algarismos (ex.: 1.000.000) e da vírgula para separar a parte inteira da parte decimal (ex.: 100,5).

Como se trata de uma questão de metrologia, mais do que de ortografia, a resolução n.º 10 (https://www.bipm.org/fr/CGPM/db/22/10/) da 22.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (Paris, 12 - 17 de Outubro de 2003) organizada pelo Bureau International des Poids et Mesures, em que Portugal participou, é importante e pode contribuir para a uniformização nesta questão (esta resolução apenas reforça a resolução n.º 7 [https://www.bipm.org/fr/CGPM/db/9/7/] da 9.ª Conferência ocorrida em 1948, que apontava no mesmo sentido): o símbolo do separador decimal poderá ser a vírgula ou o ponto (sobretudo nos países anglo-saxónicos e em teclados de computadores e calculadoras); apenas para facilitar a leitura, os números podem ser divididos em grupos de três algarismos (que correspondem às classes das unidades, milhares, milhões, etc.), a contar da direita, mas estes grupos não devem nunca ser separados por pontos ou por vírgulas (ex.: 1 000 000,5 ou 1 000 000.5 e não 1.000.000,5 ou 1,000,000.5).

Por respeito pelas convenções internacionais e por uma questão de rigor (é fácil de concluir que a utilização do ponto ou da vírgula para separar as classes de algarismos num número que contenha casas decimais pode gerar equívocos), é aconselhável não utilizar outro separador para as classes de algarismos senão o espaço (ex.: 1000000 ou 1 000 000).